segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Apertamos a tecla "SAP" para você entender os jargões das semanas de moda

Top model, Paulo Borges, editor de moda: decubra o que significam estes termos e nomes no mundo da moda
Dia 9 de janeiro começa, oficialmente, a temporada de lançamentos para o Inverno 2012 no Brasil, com a 19ª edição do Senac Fashion Business, seguida do Fashion Rio (de 10 a 14 de janeiro) e o São Paulo Fashion Week (de 19 a 24 de janeiro). Durante as semanas de moda, um novo vocabulário entra em cena, e por esta razão resolvemos montar um pequeno dicionário ilustrado para que você comece a entender melhor os jargões usados neste meio.
De acordo com o Dicionário Aulete, jargão é uma linguagem própria de um grupo profissional ou sócio-cultural, com vocabulário específico, difícil de ser entendido por quem não se iniciou na sua prática. Numa semana de moda, muitas vezes o que se diz no ambiente de desfiles soa como javanês para quem vê de fora.
Gente da indústria têxtil, marcas, estilistas, "stylists", produtores, modelos, jornalistas, fotógrafos, assessores de imprensa, cenógrafos, produtores musicais, celebridades, convidados, gerentes de marketing e "beauty artists" acabam por criar uma linguagem comum, mesmo que internamente cada uma das categorias mantenha suas características, que engloba desde termos técnicos como o do último tecido tecnológico até o “pajubá”, ou seja, a gíria de homossexuais.
Pense na frase: “No look da Gisele tem um top de malha arejada, short de TK-borracha, sobreposição de caftan trabalhado com bordados de inspiração étnica que permeia toda a coleção. Para fechar, um make 'nada' feito com 'primer', boca natural, com cabelo bagunçado com pomada finalizadora”. Parece grego, não?
Você não precisa saber o que significa cada uma das palavras, ou ficar repetindo os termos por aí. Mas se for convidado para algum desfile, não custa nada dar uma atualizada no seu vocabulário. Nem que seja para você se localizar quando ler: sala Copacabana, setor F, fila C, 45. Na nossa galeria de fotos, você descobre o significado de alguns dos termos mais ouvidos nas semanas de moda. Pronto para virar um fashionista?

A (de Fila A): É o lugar mais disputado de um desfile, a primeira fila ou "front row", em inglês. Quem senta neste lugar são as editoras de moda, convidados importantes da marca, celebridades e patrocinadores
 Abreviaturas: As semanas de moda no Brasil usam siglas paras facilitar a comunicação e se tornarem facilmente reconhecidas, assim o Fashion Business vira FB, o Fashion Rio é FR e o São Paulo Fashion Week, SPFW




Assessoria de Imprensa: É a ponte entre a marca e a imprensa. Nas semanas de moda, é responsável pelo mapeamento da sala de desfiles (definir quem senta onde), escrever os releases que trazem as informações sobre a coleção e agendar as entrevistas dos estilistas. Na foto, sacolas com releases e brindes de desfile 

Backstage: Os bastidores ou camarins geralmente ficam atrás da passarela. É lá que as modelos são maquiadas e penteadas e fazem a troca de roupa. O acesso é bem restrito e só entram os profissionais envolvidos com o desfile. 
Beauty Artist: Profissional responsável pela concepção da beleza de um editorial, campanha ou desfile. Nas semanas de moda, ele se reúne com o estilista e o stylist para criar o conceito de maquiagem e cabelo para o desfile. Depois de aprovado o conceito, o beauty artist passa para sua equipe as instruções para execução de cada uma das partes: pele, olho, boca e cabelo. Na foto, Marcos Costa prepara modelo para desfile
Booker: Responsável dentro de uma agência pela negociação dos trabalhos das modelos, além de prepará-las para o mercado. Durante as semanas de moda, podem ser vistos levando as modelos de um desfile para outro. Na foto, o booker Michael Ross com as modelos Lacey K., Rachel Mito e Lauren Bowles
Brinde: Não tem nada que cause mais excitação do que os brindes que são distribuídos durante uma semana de moda. Uma sacola, um chinelo, uma sandália, uma bijuteria ou um creme são responsáveis por enormes filas em frente aos lounges de marcas patrocinadoras.
Casting: Grupo de modelos selecionadas para um determinado trabalho de moda, como editorial, campanha, comercial ou desfile. Dependendo do tipo de desfile, pode ser um casting específico: apenas com modelos negros, de idosos, feminino e masculino, celebridades etc.
 Convite: As semanas de moda são eventos fechados para profissionais da área e convidados, então é necessário convite para entrar. Vale como passe de entrada: credencial, convite para desfile e convite de marca patrocinadora. No convite para o desfile estão as informações principais como marca, horário, local e o lugar onde você estará sentado. Preste atenção ao seu setor, como par ou ímpar ou por letras como A, B, C. Na foto, convite para o desfile da marca Y-3
Coleção: É o conjunto de peças de roupa e/ou acessórios lançados para uma determinada estação, marcado por um fio condutor que pode ser uma inspiração, um tema, linhas e famílias de peças com cores e padronagens próximas ou combináveis.
Editoras de moda: Elas formam um grupo importante dentro da indústria da moda, responsáveis pelas escolhas do que é importante nos desfiles e durante o ano, por traduzir a forma de como usar as tendências de acordo com seu veículo e público alvo. A profissão foi criada em 1939 por Diana Vreeland na revista americana "Harper's Bazaar", mas a figura ficou eternizada no cinema pelo filme "O Diabo veste Prada", de 2006 
 Estação: Para a moda, as estações são divididas em duas: Primavera/Verão e Outono/Inverno. Como estamos falando de indústria, as coleções são desfiladas nas estações opostas: os desfiles de verão acontecem no inverno e os de inverno, no verão, para que toda a cadeia possa se organizar para produzir as peças que estarão nas vitrines na próxima estação. 

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